Página inicial

 Bem-vindos ao site da 

Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade 


A Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade (AUCC) é uma associação multiprofissional, sem fins lucrativos, que congrega e representa profissionais que integram as Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários, do Serviço Nacional de Saúde Português.

Criadas pelo Decreto Lei nº 28/2008 de 22 de Fevereiro, com as alterações introduzidas pelo Decretos Lei nº 253/2012 de 27 de Novembro 239/2015 de 14 de Outubro, e regulamentadas pelo Despacho nº 10143/2009 de 16 de Abril, as UCC são unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), que têm por missão contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da sua área geográfica de intervenção, visando a obtenção de ganhos em saúde e concorrendo para o cumprimento da missão do ACES em que se integram. 

Mais recentemente, o DL 52/2022, aprova o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde. O SNS organiza-se a nível territorial, por regiões de saúde, e a nível funcional, por níveis de cuidados, devendo os seus estabelecimentos e serviços orientar o respetivo funcionamento pela proximidade da prestação, pela integração de cuidados e pela articulação inter-regional dos serviços.

As UCC prestam cuidados de saúde e apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, e actua, ainda, na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.

São compostas por equipas multidisciplinares que integram: enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, assistentes técnicos, assitentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica. 

Venha saber mais sobre a AUCC na nossa página web. Caso pretenda associar-se ou obter mais esclarecimentos, por favor, contacte-nos

Estamos ao seu dispor!